Pages

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Procura-se um marido_ Crítica



Autor: Rissi, Carina 
Categoria: Literatura Nacional / Romance   



Alicia nunca teve que se preocupar com dinheiro. Neta - e única herdeira  - de um poderoso empresário, seu objetivo na vida sempre foi viajar o mundo, frequentar as melhores baladas e conhecer os rapazes mais interessantes. 

Sua única família é o seu avô Narciso, seus pais morreram quando ela ainda era uma garotinha. Narciso é tudo na vida de Alicia, o  seu porto seguro.

Sendo assim, quando recebe a noticia da morte do avô seu mundo desmorona. Ela não consegue acreditar que nunca mais irá vê-lo. Para piorar, seu avô deixou um testamento absurdo que impede que ela tenha acesso a sua herança, a não ser que ela se case. Enquanto isso não acontece, seus bens serão gerenciados por um tutor e ela vai precisar trabalhar para se sustentar.

Alicia não quer se casar de maneira nenhuma, ela tem apenas 24 anos e nenhum pretendente. Mas acontece que sua vida está um verdadeiro caos, seu novo trabalho não é nada do que ela imaginava, sua chefe a detesta, ela ganha pouco e ainda existe Max, um dos funcionários da empresa que tem o dom de irritá-la. Para se ver livre de tudo isso, Alicia resolveburlar o testamento, e tem a brilhante ideia de colocar um anúncio no jornal, procurando por um marido de aluguel, e oferecendo um pagamento pelo casamento temporário.

O que Alicia não imaginava é que entre todos os candidatos a marido de aluguel, ela fosse optar por um que acabasse mexendo com o seu coração. Nada poderia ser pior do que se apaixonar pelo seu marido.
“Eu achava que sabia o que era amar. Então, você apareceu, transformou minha vida num inferno e fez minhas convicções e certezas ruírem.”



A história pode parecer clichê, é bem provável que você já tenha ouvido algo semelhante em algum lugar, mas Carina Rissi soube inovar e usar elementos bem originais em sua obra. Sua narrativa ágil, fluída e divertida torna praticamente impossível abandonar a leitura, as quase quinhentas páginas foram viradas em uma velocidade assustadora, e quando terminei eu queria outras quinhentas!

Cada personagem é construído com extremo cuidado e suas características são tão marcantes e reais que era como seu eu conhecesse cada um deles pessoalmente. Alicia e Max são os protagonistas, mas os personagens secundários têm uma participação mais do que especial. Como exemplo Mari, a melhor amiga de Alicia e uma das minhas preferidas no livro. 

Alicia é cativante, foi uma delicia ler o livro em primeira pessoa. De inicio ela pode parecer uma garota mimada e egoísta, mas em pouco tempo percebemos que não é bem assim. A garota tem um coração enorme, está sempre disposta a ajudar, acontece que ela sempre teve tudo ao seu dispor, nunca precisou trabalhar ou se preocupar com dinheiro. Adoro quando o personagem vai amadurecendo no decorrer da trama, é exatamente isso que acontece com Alicia. Sem contar o seu bom humor, que deixou o livro ainda mais leve.

"- Você está bravo.
- Não estou.
- Está sim.
- Não estou - ele teimou.
- Tem uma veia saltando na sua testa. Ou você está bravo ou está prestes a ter um AVC."

Max é um personagem encantador, pense em um homem lindo, charmoso e educado, o sonho de consumo e muitas mulheres. Ele é fundamental para a mudança de Alicia, é com ele que ela pode ser ela mesma, sem se preocupar com as aparências. É praticamente impossível não suspirar por Max, aquelas que ainda não encontraram o seu príncipe encantado, com certeza vão torcer para encontrar alguém como ele.

A química entre Max e Alicia é explosiva, é palpável. O amor acontece de forma gradativa, com a convivência, as conversas e brigas. Não poderia ser mais convincente. Minhas partes preferidas são sem dúvidas as que envolvem os dois.

No entanto, o mais bacana em Procura-se um marido é que sim, você já vai imaginar o desfecho, mas muita coisa vai rolar até que esse desfecho aconteça. Carina não se prende apenas no romance, ela consegue incrementar uma boa dose de aventura e suspense, tornando tudo muito surpreendente. Sem contar um pequeno toque sobrenatural, algo que me conquistou e que me lembrou um dos meus livros mais do que favoritos (não posso dizer qual é para que vocês não descubram do que eu estou falando, isso seria um spoiler).

Amei o relacionamento doce e carinhoso de Alicia com o avô, lamentei ainda mais não ter nenhum avô vivo, e não ter tido a oportunidade de vivenciar esse sentimento tão especial.Procura-se um marido me rendeu boas gargalhadas, mas conseguiu me roubar algumas lágrimas também (confesso, sou chorona).

Eu nunca tive dúvidas do talento de Carina Rissi (vide meu amor incondicional por Perdida), mas com este livro ela consolidou o seu talento e mostrou que a literatura nacional pode ser incrível sim, desde que haja talento, paciência, amor e dedicação da parte do escritor. O que Carina com certeza tem de sobra.

Parabéns à editora Verus pelo capricho na diagramação e revisão, pela capa linda (que combina tão bem com a de Perdida) e por terem sido espertos em adicionar Carina Rissi ao seu grupo de autores. Tenho certeza que o sucesso dela está só começando.

Procura-se um marido vai para a lista de favoritos e ganha um lugar de destaque em minha coleção. Recomendo MUITO.



1 comentários:

Anônimo disse...

esse livro é muito legal mesmo. também recomendo viu.

Postar um comentário

e aí, comenta?

Welcome


Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco