Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Afinal, o hábito da leitura deixa as pessoas mais inteligentes ou serve pra deixá-las mais cultas??


Atualmente há quase um consenso em relação à possibilidade de desenvolvimento da inteligência ao longo da vida. Conceitos como já se nasce inteligente ou não estão sendo superados por novos entendimentos e ensinamentos, que podem relacionar a inteligência a diversos fatores, entre os quais o meio em que se vive.
Por exemplo: crianças que nascem em famílias que têm o hábito da leitura, normalmente tendem a seguí-lo, aprendendomais e obtendo melhor desempenho escolar. Nasceram mais inteligentes? Provavelmente, não. O estímulo as fez buscarem o aprendizado, exercitando a mente, desenvolvendo maior capacidade de racicínio e de aprendizado. O cérebro precisa de "exercícios" sim!
Antigos conceitos sobre a inteligência também foram postos em dúvida com estudos como os de Howard Gardner sobre as "inteligências múltiplas". Então, é preciso que conceitos antigos sejam revistos.
Acredito que a inteligência pode sim se desenvolver, principamente nos primeiros anos de vida. Depois é só manter. Tudo o que não usado atrofia. Até o cérebro! Os MSN, Orkuts e outras coisas são um perigo e precisam de um certo controle.
Acredito que a leitura não só deixam as pessoas mais cultas, como também ajudam a exercitar o cérebro, melhorando a capacidade de aprender. É claro que se aplicarmos os princípios estudados por Gardner, veremos que algumas pessoas tenderão a se destacar mais em Matemática, por exemplo (inteligência lógico-matemática), outros em Português (inteligência lingüística), ou nas interpessoal, intrapessoal, musical, espacial e cinestésica.
Acredito que velhos conceitos precisam ser revistos. Com exceção de alguns casos específicos, acredito que a maioria das pessoas pode desenvolver sua inteligência a partir da infância. É claro que nem todas chegarão a gênios, mas manterão o cérebro ativo e pronto para a tomada de decisões importantes.
Espero que minha opinião não seja mal compreendida, mas certas comodidades que temos hoje em dia são desfavoráveis ao desenvolvimento da inteligência em suas várias formas: a televisão é uma delas: contemplativa, não exige esforço, atitude interatividade. Outra é o computador nas mãos de crianças em idade de iniciar o aprendizado. Também para adolescentes é perigoso, principalmente se não souberem dosas a forma de uso, ficando restrita a bate-papos e outras "coisinhas mais".
Acho que idade escolar, principamente até o final do primeiro grau, é o melhor período da vida para ler. É quando as responsabilidades ainda não existem e o cérebro está completamente "livre" para assimilar informações. Com a correria do cotidiano é preciso que tomemos cuidado para não "emburrecer".




Por que ler é importante?





Existem vários porquês da importância da leitura! Todo mundo sabe que ler é essencial, mas a maioria acha muito difícil! 

Com o intuito de despertar seu interesse pela leitura, vejamos alguns motivos pelos quais você deva começar ou continuar a ler

1. Entendimento: uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber. Como você saberá conversar sobre determinado tema se não tem percepção ou se não o compreende? 

2. Cultura:  através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião pobre e geral das circunstâncias. 

3. Reflexivos:  lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal. 

4. Conhecimento: através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades. 

5. Leitura dinâmica: quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada. 

6. Vocabulário: esse item é fato, pois quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática. 

7. Escrita: com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita. 

8. Diversão: sim, a leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”. 

9. Informação: através da leitura ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região. A leitura informativa mais usual é o jornal impresso.




"Só é útil o conhecimento que nos torna melhores."
(Sócrates)







0 comentários:

Postar um comentário

e aí, comenta?

Welcome


Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco