Atualmente há quase um consenso em relação à possibilidade de desenvolvimento da inteligência ao longo da vida. Conceitos como já se nasce inteligente ou não estão sendo superados por novos entendimentos e ensinamentos, que podem relacionar a inteligência a diversos fatores, entre os quais o meio em que se vive.
Por exemplo: crianças que nascem em famílias que têm o hábito da leitura, normalmente tendem a seguí-lo, aprendendomais e obtendo melhor desempenho escolar. Nasceram mais inteligentes? Provavelmente, não. O estímulo as fez buscarem o aprendizado, exercitando a mente, desenvolvendo maior capacidade de racicínio e de aprendizado. O cérebro precisa de "exercícios" sim!
Antigos conceitos sobre a inteligência também foram postos em dúvida com estudos como os de Howard Gardner sobre as "inteligências múltiplas". Então, é preciso que conceitos antigos sejam revistos.
Acredito que a inteligência pode sim se desenvolver, principamente nos primeiros anos de vida. Depois é só manter. Tudo o que não usado atrofia. Até o cérebro! Os MSN, Orkuts e outras coisas são um perigo e precisam de um certo controle.
Acredito que a leitura não só deixam as pessoas mais cultas, como também ajudam a exercitar o cérebro, melhorando a capacidade de aprender. É claro que se aplicarmos os princípios estudados por Gardner, veremos que algumas pessoas tenderão a se destacar mais em Matemática, por exemplo (inteligência lógico-matemática), outros em Português (inteligência lingüística), ou nas interpessoal, intrapessoal, musical, espacial e cinestésica.
Acredito que velhos conceitos precisam ser revistos. Com exceção de alguns casos específicos, acredito que a maioria das pessoas pode desenvolver sua inteligência a partir da infância. É claro que nem todas chegarão a gênios, mas manterão o cérebro ativo e pronto para a tomada de decisões importantes.
Espero que minha opinião não seja mal compreendida, mas certas comodidades que temos hoje em dia são desfavoráveis ao desenvolvimento da inteligência em suas várias formas: a televisão é uma delas: contemplativa, não exige esforço, atitude interatividade. Outra é o computador nas mãos de crianças em idade de iniciar o aprendizado. Também para adolescentes é perigoso, principalmente se não souberem dosas a forma de uso, ficando restrita a bate-papos e outras "coisinhas mais".
Acho que idade escolar, principamente até o final do primeiro grau, é o melhor período da vida para ler. É quando as responsabilidades ainda não existem e o cérebro está completamente "livre" para assimilar informações. Com a correria do cotidiano é preciso que tomemos cuidado para não "emburrecer".
Por que ler é importante?
1. Entendimento: uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber. Como você saberá conversar sobre determinado tema se não tem percepção ou se não o compreende?
2. Cultura:
3. Reflexivos:
4. Conhecimento: através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades.
5. Leitura dinâmica: quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada.
6. Vocabulário: esse item é fato, pois quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática.
7. Escrita: com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita.
8. Diversão: sim, a leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”.
9. Informação: através da leitura ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região. A leitura informativa mais usual é o jornal impresso.
"Só é útil o conhecimento que nos torna melhores."
(Sócrates)
(Sócrates)
0 comentários:
Postar um comentário
e aí, comenta?